Browse By

Mecânico e Rei por Skype

ImageCéphas Bansah, rei de Hohoe.

Céphas Bansah é mecânico na Alemanha e rei de Hohoe, um reino tradicional no Gana. Vive em Ludwigshafen, na Alemanha, e governa os seus cerca de trezentos mil súbditos por telefone, fax, e-mail e Skype.

ImageCéphas Bansah é dono de uma oficina de mecânica na Alemanha.

Em 1992, com a morte do seu avô, Bansah foi coroado. Apesar de, hierarquicamente, levar apenas o bronze, antecedido pelo pai e pelo mais velho dos 75 irmãos, o facto de os detentores do ouro e da prata serem canhotos excluiu-os da liga, uma vez que o canhotismo é considerado sinónimo de desonestidade entre os membros da étnia Ewe. Nesta altura, o novo rei estava a terminar o curso de Técnico de Mecânica na Alemanha, onde decidiu continuar. “Eu tinha duas razões pelas quais queria vir para a Alemanha: em primeiro lugar, o meu interesse em seguir uma carreira para usar e reforçar a experiência adquirida com os meus estudos e, em segundo lugar, para ganhar uma visão sobre as “típicas” atitudes alemãs – o sentido inflexível do dever, disciplina, diligência e ambição.” – Afirma o rei, que acredita conseguir mais contactos, parceiras e doações para o seu reino em território germânico. Para governar a mais de seis mil quilómetros de distância, começou por combinar comunicações regulares via fax com cerca de oito visitas a cada ano. Com o Skype, cortou o número de presenças ao meio. “Uso o Skype para falar com meu irmão e com e meu povo e para saber como estão a ir as coisas, se são precisas mais pontes, mais escolas, como estão as obras…”, diz.

ImagePonte construída em Hohoe, graças a parcerias com empresários alemães.

Céphas Bansah tem ainda uma plataforma de doações online, onde pretende amealhar dinheiro para construir uma escola técnica em Hohoe, onde se ministre o ensino de marcenaria, mecânica e indústria têxtil, de modo a incentivar a prática de actividades técnicas e artesanais. Segundo o rei, os têxteis são a principal prioridade por serem destinados às mulheres, as quais merecem especial atenção do governante uma vez que, estando no seio de uma sociedade adepta da poligamia, podem ser abandonadas a qualquer momento. Os 75 irmãos do rei, por exemplo, são filhos de 12 mulheres diferentes.

Para além de rei e mecânico, é conhecido como entertainer e músico, aparecendo diversas vezes nos média, numa tentativa de apelar ao interesse nos seus projectos. Tem estado em muitos programas de televisão por quase todas as estações germânicas, bem como em vários shows nacionais e internacionais, onde publicita lembranças como bolsas e óculos escuros com a sua fotografia. “Há muitas mulheres que gostam de mim, então elas compram”, afirma.

Inês Mataloto

*Este texto não segue o novo acordo ortográfico

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *