Browse By

Google Street View – Um olhar português

A multimilionária Norte Americana Google tem agora vista em Coimbra. Muitos conhecem a aplicação Google Street View, uma das features do Google Maps, que permite um acesso rápido à imagem de uma determinada rua ou edifício. Coimbra é um dos milhões de pontos do globo que podemos observar nesta aplicação, mas não é essa a novidade. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), tem agora o financiamento da Google para o desenvolvimento de um novo modelo informático que criará uma nova geração de sistemas de reconstrução 3D de ambientes urbanos. 

O modelo da aplicação actual, que consiste na captura de imagens através do ponto de vista do veículo, apenas permite uma vista estática e em determinadas perspectivas, limitando um pouco a experiência do utilizador. O novo modelo permite uma navegação mais fluida na medida em que o utilizador pode circular livremente pelas ruas, explica a equipa.

A equipa constituída pelos investigadores portugueses Carolina Raposo, João Barreto e Gabriel Falcão, revela que embora este modelo se encontre ainda em fase de protótipo, esta desvantagem (imagens estáticas) poderá ser alterada: “O novo algoritmo tem por base a utilização de planos, não só para descrever a cena, mas também para calcular o movimento da câmara […] isto faz com que os modelos em 3D sejam gerados automaticamente e armazenados de forma muito compacta, permitindo a sua rápida transmissão”. 
 
A introdução de planos no mapeamento permitirá uma economia de imagens. “Isto acontece porque é frequente que o mesmo plano seja captado pelas câmaras em posições distantes, permitindo recuperar o movimento”, contrastando com o método actual, cujas imagens que utiliza são “adquiridas em posições fisicamente próximas e, consequentemente, necessitam de muito mais informação”. Desta maneira, não só se cria uma tecnologia revolucionária para a reconstrução da imagem, como se consegue gerar dados de uma forma automática e mais eficiente. 
 
A tecnologia a ser desenvolvida por esta equipa de portugueses, que recebeu um Faculty Research Award por parte da Google, visa que num futuro próximo esta tecnologia seja incorporada no Street View para criar uma experiência imersiva que permita ao utilizador visitar as cidades que sempre quis conhecer de uma maneira rápida, fluida e gratuita.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *