Browse By

Drones ambulância ao salvamento!

Anualmente perecem, na Europa, cerca de um milhão de pessoas devido a paragem cardíaca, muitas das vezes consequência da demora da chegada de ajuda ao local.

Motivado por estes dados alarmantes, Alec Momont anunciou, a 26 de Outubro, a conclusão do seu projecto “drone-ambulância” equipado com desfibrilador, que permitirá um socorro à vitima num periodo mínimo de resposta.

Com a capacidade de viajar a cerca de 100Km/h consegue chegar ao local antes dos meios terrestres e prestar os cuidados de reanimação. Estima-se que, com a introdução destes drones, se consiga aumentar a percentagem de sobreviventes de 8% para 80%. Esta estimativa advém de, no caso de paragem cardíaca, a eficácia das reanimações realizadas nos primeiros dois minutos ser mais elevada (face a reanimações em tempos posteriores), sendo este tempo de resposta mais facilmente exequível com um drone.

No futuro visa-se implementar uma maior variedade de material médico, de forma a que se consiga dar resposta a outras situações de emergência, como, por exemplo, afogamentos, problemas respiratórios, etc.

drone

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *