Browse By

Piloto automático da Tesla evita colisão

O condutor da UBER Jon Hall foi um dos primeiros a sentir o poder do novo software de piloto automático da Tesla. Aquele que poderia ter sido um acidente mortal foi evitado autonomamente e com perícia pelo carro que conduzia.

Hall estava a conduzir na autoestrada a cerca de 70 km/h, após ter deixado um cliente, quando um veículo se atravessou à sua frente. Uma câmara no interior do carro registou a manobra.

“Eu não toquei no travão. O carro fez tudo.” afirmou Hall.

O poder desta tecnologia não fica por aqui. Por exemplo, a tarefa monótona de conduzir na autoestrada é agora mais fácil que nunca. O piloto automático mantém o carro na faixa, acelera e trava de acordo conforme o congestionamento, e estaciona sozinho. Mudar de faixa em segurança na autoestrada é uma tarefa tão simples quanto carregar num botão. O carro verifica a disponibilidade da faixa autonomamente e controla o volante sozinho. Até hoje, não foram registados quaisquer acidentes envolvendo estes carros, exceto aqueles que ocorreram por intervenção humana.

Esta tecnologia anuncia a chegada próxima dos veículos verdadeiramente autónomos, como os protótipos que a Google está a desenvolver. A Google afirma já ter viajado com estes automóveis mais de 1.5 milhões de quilómetros de forma completamente autónoma.

Estamos ainda a alguns passos de uma tecnologia que permita a existênciade veículos 100% autónomos, mas esta competição acesa entre as gigantes tecnológicas de todo o mundo indicia que grandes avanços vão ser feitos nos próximos anos.

* Artigo escrito de acordo com o novo acordo ortográfico

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *