Browse By

Remember Remember the Fifth of November!

No passado dia 5 de novembro ocorreu mais uma marcha mundial do grupo activista Anonymous. Milhares de manifestantes, em cerca de 150 cidades à volta do mundo, saíram à rua, usando as já famosas máscaras que se tornaram um símbolo.

A marcha foi convocada, pelo quarto ano consecutivo, com o objectivo de incitar uma “revolução de consciências”, uma luta contra a corrupção, contra a guerra, contra o elitismo e contra qualquer outra forma de injustiça ou tentativa de restrição dos meios de comunicação. Embora a convocatória do protesto apele à não-violência, o dia não passou sem alguns confrontos, que incluíram um carro da polícia a arder em Londres, de acordo com jornal Inglês The Telegraph.

Anonymous é uma comunidade descentralizada e de carácter anárquico formada em 2003, que actua de forma coordenada e anónima contra o excesso de poder e as injustiças perpetradas por governos, corporações e outras instituições. Esta organização diz-se “hacktivista” dado que recorre ao uso da internet como meio de divulgação global e como arma em ataques informáticos. Estes últimos incluem a operação Payback is a Bitch, que em 2010 derrubou o site principal de empresas como a Paypal, a Visa e a Mastercard, causandodanos da ordem dos milhões de dólares.

A máscara que rapidamente se tornou símbolo do grupo e que marcou presença em manifestações do Occupy Movement e da Primavera Árabe foi celebrizada pelo romance V for Vendetta e pela adaptação cinematográfica homónima. A sua origem reside num retrato exagerado da personagem histórica Inglesa do século XVI, Guy Fawkes. Este último tornou-se famoso por ter participado, a 5 de Novembro de 1605, num plano falhado de fazer explodir o parlamento Inglês, recorrendo a dezenas de barris de pólvora. Mas o legado de Guy Fawkes não se resume à célebre máscara. Todos os anos no Reino Unido se celebra o seu golpe terrorista falhado com espectáculos de fogo-de-artifício e ainda hoje se ensinam às crianças britânicas os seguintes versos:

 

“Remember, remember the Fifth of November,
The Gunpowder Treason and Plot,
I know of no reason
Why the Gunpowder Treason
Should ever be forgot.”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *