Browse By

O Diferencial

O Diferencial, jornal independente do Técnico, é dirigido a todos os membros da comunidade universitária e pretende manter o leitor a par daquelas que são consideradas as maiores discussões da actualidade, tanto ao nível da Universidade, como do país, como do Mundo. Os colaboradores do Diferencial acreditam que, em todos estes três níveis, a prática da democracia é tanto melhor quanto o quão informados se encontram os seus constituintes.

Dado que o Técnico proporciona aos alunos um espírito crítico profundo no que toca às respectivas áreas científicas, o Diferencial propõe-se fomentar nestes um sentido crítico direccionado aos outros campos e problemas da vida como a política, a filosofia, a cultura e a humanidade em geral. Por meio do fornecimento de uma informação detalhada e fundamentada pretende-se criar uma consciência alargada e generalizada dos direitos e deveres inerentes à cidadania.

O Diferencial, enquanto ferramenta de informação, não está sujeito a qualquer influência de cariz económico, partidário, ou de qualquer outro grupo que possa eventualmente condicionar uma imparcialidade de conteúdo imprescindível ao objectivo máximo de deixar o leitor formar a sua própria opinião. Deste modo o jornal tem em vista motivar uma argumentação saudável e crítica entre os leitores.

Através de uma agenda cultural pretende-se chamar a atenção para os principais eventos ligados à cultura em todas as suas vertentes e, desta forma, promover a crescente expressão artística evidente em Lisboa, bem como no resto do país.

No seio da era global, os colaboradores do Diferencial acreditam na capacidade de mudança e na generosidade desta geração, pelo que se comprometem a fazer deste jornal nada menos do que um incentivo ao pensamento crítico independente e um ponto de apoio para que cada um participe o melhor possível na construção da sociedade.

2 thoughts on “O Diferencial”

  1. João Pinho says:

    Olá, boa noite.

    Gostaria de saber se é possível entrar no jornal. Sou aluno do Técnico, em engenharia civil. Já tenho alguma experiência a escrever artigos de opinião e críticas de cinema em outros projectos, sendo possivelmente o mais conhecido a Comunidade Cultura e Arte. Gostava de poder contribuir para o vosso projecto e sinto-me mais à vontade a escrever artigos de opinião sobre as mais diversas temáticas, mas estou disponível para fazer outro tipo de coisas, como por exemplo, entrevistas.

    Obrigado, cumprimentos.

    1. Afonso Anjos says:

      Olá João,

      Em primeiro lugar, desculpa-nos a demora na resposta ao teu pedido para colaborar connosco. Como nos focámos maioritariamente na edição impressa, a verdade é que acabamos por usar muito pouco o website pelo que se passam semanas sem virmos aqui.

      Mas sim, claro a resposta é sim! Temos toda a disponibilidade e interesse para te receber no projeto.

      Mais uma vez, pedimos desculpa pela demora.

      Cumprimentos,

      Pl’a Direção do Diferencial

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *